O que devo fazer para ter um marketing que funcione em meu negócio?

Muitos empreendedores, fecham as portas do seu comércio antes mesmo que seu nome seja lembrado no mercado. Existem diversos fatores que fazem um proprietário declarar sua empresa como um “projeto que não deu certo”, ficando com muitas dívidas e um sonho a menos. As vezes, só as vezes, o que faltou para este empreendedor foi capital inicial, outras vezes foram oportunidades, dinheiro mal investido, papeladas sem fim que foram mal administradas, o produto não foi tão bem recebido no mercado como o esperado, a loja ficava aberta para as moscas das 9h as 18h e ninguém aparecia, consequentemente a empresa não vendia, ou qualquer outra justificativa que você queira colocar aqui. Contudo, é comprovado que as empresas só permitem-se fechar as portas quando não se tem vendas. As vendas são o coração do comércio, bombeando sangue para todas as outras ramificações dentro da empresa, fazendo com que todos os setores trabalhem juntos e assim efetivando ainda mais vendas. Torna-se um ciclo de vida empresarial. O mais impressionante é que não precisa ser nenhum gênio com anos de mercado para saber disso, não precisa ser formado em logística, marketing, publicidade e todos os cursos de administração para saber que uma empresa só se mantém no mercado se o seu produto VENDE. E o que MUITOS (não digo alguns, pois são quase TODOS) os empreendedores fazem quando sentem que estão com o fluxo de caixa baixo? Qual é o primeiro setor em que a empresa corta o investimento? A verba disponível mensal? Sim, o setor de marketing e isso é basicamente suicídio!

Não entendemos a lógica disso, como na comparação anterior, se o setor de vendas é o coração, não podemos fazer com que ele pare, pois caso isso aconteça todo o sistema empresarial também vai parar. Agora o marketing é como o estômago. Se não investir no estômago, se não alimentar o sistema, o coração até pode funcionar (por um tempo), mas de forma fraca, devagar, sem estímulo. Até que um dia pare.

Uma empresa só vende, se é lembrada! Uma empresa só é lembrada se é vista, se chama a atenção, se tem um bom marketing, uma boa visibilidade, um bom bordão.

Sabemos o que você está pensando, “nunca vou ser uma Pepsi, que quando o garçom pergunta ‘pode ser?’ todos da mesa riem”, certamente você não vai. Não com um pensamento destes!

Empreendedores que estão iniciando no mercado, não só PRECISAM como DEVEM investir no marketing, para continuarem vivos no mercado atual. Se você começou a ler este texto pensando que iriamos passar uma receita mágica de como ter um super marketing que vai lhe deixar rico, vou ter que confessar, que vamos fazer exatamente isso.

Hoje o marketing com maior índice de lembrança é o marketing digital, trabalhando com mídia out of home. Soa suspeito vindo de uma empresa que trabalha com a venda destas tecnologias, então vamos fazer um levantamento básico: Aquele bordão da Pepsi que utilizamos como exemplo anteriormente. Você costuma ouvi-lo em rádios? Lê-lo em jornais? Talvez receba um panfleto da Pepsi escrito bem grande “pode ser”? Não precisa responder. Sabemos que os locais onde você viu este bordão são em bares, nas televisões dos restaurantes, nos outdoors pela cidade, na tv da sua casa, na boca do povo, nos memes da internet. E sabe o que é isso? É mídia out of home, é o marketing que funciona. Casualmente a comunicação que a VISUALIZE trabalha, a comunicação que ajudamos você nosso cliente, empreendedor e sonhador, a entrar no mercado publicitário, conquistar seu espaço e realizar muito mais vendas.

Nosso conselho é pegar tudo que tem pronto e investir no marketing da sua empresa, talvez não seja perfeito agora, mas com certeza será melhor que nada. Separe mensalmente um valor “X” para investir em publicidade e pondere implementar algum sistema de digital signage ou quem sabe MOOH em seu negócio.

Nos primeiros anos da Visualize atuávamos somente com a venda de outdoor de led, agora implementamos em nosso mix todos as opções alternativas para comunicação visual digital. Personalizamos cada projeto, baseando-se no seu segmento, entregamos um plano de marketing em cima do equipamento escolhido e todo o apoio que você vai precisar. Estamos lhe dando o oxigênio e duas refeições por dia, agora vai de você não deixar o coração parar de bater!


Todos os meses dia 15 aqui no blog estaremos disponibilizando conteúdo inteligente, com dicas, estratégias, conselhos e muito mais, focado em empreendedores que precisam desse amparo para ingressar no mercado. Este foi nosso post de “boas vindas” espero que tenham gostado. O próximo post vamos falar mais sobre os benefícios da comunicação visual digital e como ela pode ajudar o seu negócio. Até lá.

Leave a Reply