Marketing Social: como posicionar sua marca positivamente?

Diante de um mercado cada vez mais competitivo e diversificado, as empresas percebem a necessidade de fortalecer sua marca perante os consumidores. Não existe mais segmentos no mercado onde não se tenha muitos concorrentes brigando pela mesma fatia de consumo e, por isso, o nome da sua marca deve estar presente na memória dos consumidores.

Mas como podemos fazer para nossa empresa entrar e permanecer na mente das pessoas como uma marca de respeito e qualidade? Uma das melhores formas para conquistar esse respeito, admiração e uma excelente percepção por parte de seus clientes é participando de projetos sociais e cuidando do meio ambiente através de processos sustentáveis em sua produção, por exemplo.

É bem provável que você já tenha visto em algum espaço urbano na sua cidade que alguma empresa adotou, investindo nela, mantendo sua limpeza e manutenção. Isso acontece bastante com praças abandonadas, que a partir daí são totalmente reformadas, fazendo a população da região voltar a usufruir do espaço que encontrava-se abandonado. Ações com esse perfil fazem os consumidores respeitarem a empresa, mesmo que ele ainda não seja fiel a mesma.

Ainda existem muitos empreendedores que não conseguem, ou não querem absorver, a importância do marketing e do relacionamento social com seus clientes. Não há mais espaço para sonegação desse tipo de investimento nos tempos atuais. As empresas que ainda utilizam estratégias de marketing agressivas, buscando somente a venda a todo custo, dando pouca importância para o feedback e o pós venda, terão prejuízos muito maiores do que se tivesse investido em algum projeto para agregar valor e respeito à sua marca.

Obviamente, as ações de marketing digital devem estar bem planejadas, pois as redes sociais são fundamentais para manter um relacionamento próximo aos clientes. Páginas em plataformas como o Facebook facilitam essa relação e o seu feedback. Contudo, tome cuidado, pois feedback negativo em massa pode denegrir a imagem do seu negócio. Utilize essas plataformas para divulgar as suas açõe sociais!

O empreendedor perceber as reais necessidades do seu cliente é fundamental, identificando em que pontos o mercado está vazio, e trazer para o consumidor produtos ou serviços para complementar essa carência. No entanto, o mesmo empreendedor precisa se colocar no lugar do consumidor não somente na sua necessidade em relação ao produto ou serviço mas, também, para entender o dia a dia, a rotina do seu consumidor na sociedade e contribuir para que ela seja modificada positivamente, levando junto dessas ações a sua marca na lembrança do consumidor.

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