Publicidade para Pequenas e Médias empresas: como fazer e quais canais utilizar

As pequenas e médias empresas seguidamente se encontram no dilema de investir ou não em publicidade.
Muitas vezes comprometer qualquer verba com divulgação pode resultar em descobrir a empresa em outras áreas.
Porém, sem investir em ferramentas de divulgação que alavanquem as vendas, como ocorrerá o crescimento da
empresa que depende de volume para se manter? Excluindo as mídias massivas de grande alcance como a televisão,
ou campanhas que veiculam em revistas e jornais de grande circulação, quais alternativas restam ao menos
abastados?

As pequenas e médias empresas seguidamente se encontram no dilema de investir ou não em publicidade.
Muitas vezes comprometer qualquer verba com divulgação pode resultar em descobrir a empresa em outras áreas.
Porém, sem investir em ferramentas de divulgação que alavanquem as vendas, como ocorrerá o crescimento da
empresa que depende de volume para se manter? Excluindo as mídias massivas de grande alcance como a televisão,
ou campanhas que veiculam em revistas e jornais de grande circulação, quais alternativas restam ao menos
abastados?

A pressa e o imediatismo consistem nos principais vilões quando falamos de publicidade, e nesse sentido a
cabeça dos empresários funciona quase que matematicamente, mas apenas com as operações de soma e
multiplicação ativadas. Então é comum que ao investir na propagação de sua marca ou na publicidade de seus
produtos ou serviços, o resultado (instantâneo) esperado seja uma avalanche de vendas e a liquidação total do
estoque ou preenchimento completo de uma agenda de serviços.
Porém… Sabemos que é necessário tempo para que as campanhas de publicidade surtam efeito, nenhuma
empresa é lembrada por ter feito um anúncio no jornal local da cidade. E sim, por estar frequentemente se mostrando
ao público-consumidor através de várias formas e canais de divulgação. Ou até mesmo por utilizar um meio que a
proporcione ser vista diversas vezes ao dia, semana, mês…

Na publicidade antigamente a exploração era feita praticamente no ponto de venda.
O pensamento ao criar uma peça publicitária não é o de dizer (diretamente) compre de mim AGORA. Faça o
que quero neste exato momento. Há alguns teóricos que defendem que publicidade cria necessidade, mas ao ver um
anúncio de carro todo mundo compra o modelo ofertado? Não. E este exemplo não se aplica somente a um bem
como um carro. Vejamos. Após almoçar se você assistir uma publicidade que divulgue algum restaurante, você não irá
almoçar novamente, pois já estará com sua necessidade satisfeita. Mas quem sabe no dia seguinte… A função
principal da publicidade é manter você presente na vida das pessoas, para que quando elas precisem do produto ou
serviço que você possui, a sua marca seja a primeira a vir a cabeça.
Mas de que forma estar presente sem gastar muito e alcançando o máximo de pessoas (sem ser
inconveniente) para que se lembrem de você no momento decisório de uma aquisição? Hoje as possibilidades de se
manter visível são inúmeras, a internet é um magnifico canal de comunicação direta com os consumidores. No
entanto, a publicidade de rua constitui um meio que jamais perdeu sua importância de divulgação, pois estamos fora
de casa na maioria do tempo. A mídia externa que mais cresce atualmente são os painéis de LED que oferecem o
dinamismo necessário aos anúncios, com qualidade superior as mídias tradicionais, grande quantidade de aparições e
apresenta excelente relação custo-benefício.

Diagrama de Mídias. Não importa qual ela seja o ponto final sempre é o consumidor.
Nesse cenário é importante que o pequeno e o médio empresário tenha consciência de que destinar parte de
seu faturamento para a publicidade é de extrema importância para o sucesso de seu negócio. É necessário
desmistificar a fama da publicidade, hoje existe a visão de ser algo de outro mundo e destinado somente a grandes
empresas. A publicidade é muito “glamourizada” e carrega consigo uma imagem de ser inatingível ou impraticável
para os menores players do mercado. A dica é ouse na sua divulgação e construa sua marca com os consumidores
fazendo-se presente nas suas vidas constantemente.

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