Painéis de LED – passo-a-passo para o sucesso do seu negócio. Tópicos do Plano de negócios

Tópicos do Plano de Negócios

Apresentamos nos posts anteriores a introdução do plano de negócios, o projeto estrutural, a negociação, a introdução, a linha de ação, o objetivo do nosso estudo e o modo como fracionamos o nosso passo-a-passo. Veja o último post do blog, título – Painéis de LED: passo-a-passo para o sucesso do seu negócio. Plano de Negócios.

Aproveitando que você conhece um pouco mais do nosso passo-a-passo, iremos dar continuidade ao estudo do seu negócio, analisando cada parte desse projeto. Isso resultará num entendimento mais amplo e você vai querer colocar o quanto antes esta ideia em prática.

Agora que já passamos por todas as etapas do plano executivo e apresentamos a introdução do plano de negócios iremos tratar, de uma forma resumida, dos tópicos do plano de negócios. Assim, conseguiremos analisar alguns pormenores durante o tempo transcorrido entre as negociações e o início do empreendimento, ou seja, conseguiremos trabalhar os pontos do planejamento do empreendimento.

Conforme o nosso cronograma trataremos dos tópicos do plano de negócios.

Nesse capítulo 2 iremos tratar de forma resumida dos inúmeros detalhes que dizem respeito a um plano de negócios. Para mantermos uma linha lógica, dividimos os assuntos em tópicos. Os tópicos a seguir estão dispostos na ordem que iremos trabalhar o plano. Sendo assim, são eles:

  • sumário executivo,
  • análise de mercado,
  • plano de marketing,
  • plano operacional,
  • plano financeiro,
  • construção de cenários,
  • avaliação estratégica,
  • avaliação do plano de negócio.

SUMÁRIO EXECUTIVO – mesmo sendo a primeira parte, o sumário executivo deve ser elaborado após o término do plano de negócio. Trata-se se um breve resumo das principais características do negócio.

O que é o negócio, quais os principais serviços, quem são os principais clientes, onde esta localizada a empresa, o montante de capital a ser investido, qual será o faturamento mensal, que lucro espera obter do negócio, em quanto tempo espera que o capital investido retorne.

ANÁLISE DE MERCADO
Estudo de Clientes, estudo de Concorrentes, estudo dos Fornecedores.

PLANO DE MARKETING
Descrição dos principais produtos e serviços, preço, estratégias promocionais, estrutura de comercialização, localização do negócio.

PLANO OPERACIONAL
Capacidade produtiva, processos operacionais, necessidade de pessoal.

PLANO FINANCEIRO
Investimento total, estimativa dos investimentos fixos, capital de giro, investimentos pré-operacionais, investimento total, estimativa de faturamento, estimativa de custos de produção de materiais e/ou terceirizações, estimativa de custos de comercializações, apuração de custos de materiais, estimativa de custos de mão-de-obra, estimativa do custo com depreciação, estimativa dos custos fixos operacionais mensais, demonstrativo de resultados, indicadores de viabilidade, ponto de equilíbrio, lucratividade, rentabilidade, prazo do retorno do investimento.

CONSTRUÇÃO DE CENÁRIOS

AVALIAÇÃO ESTRATÉGICA
Análise da Matriz F.O.F.A.

AVALIAÇÃO DO PLANO DE NEGÓCIO
Trataremos no próximo post da importância estratégia das Vinhetas.

Até breve.

Leave a Reply